• Registro de Marcas e Patentes.

Mapa Mental – O que é e Como fazer?


O mapa mental, conhecido também como mapa da mente, refere-se a uma variação de um diagrama, pautado pelo psicológico, direcionado para a gestão de informações, conhecimento e capital intelectual.

A ferramenta foi sistematizada por Tony Buzan, psicólogo inglês, e essa é usada com o objetivo de solucionar problemas no que tange a memorização e ao aprendizado.

Mas, afinal, o que é mapa mental?

O mapa mental é uma ferramenta de auxílio que, de forma detalhada, exemplifica as informações, comumente fragmentadas e difusas, no intuito de sintetizar conteúdos facilitando que o cérebro raciocine e memorize os dados. Este mapa é basicamente informações sintetizadas, como uma árvore, que possui a ilustração de ideais e de conceitos – com exemplos de simetria e similaridade, posicionadas de forma estratégica. Assim, faz-se possível o alcance de objetivos traçados.

Os mapas mentais são ferramentas voltadas para aprendizagem, de forma dinâmica e eficaz, e pode ser aplicada em tarefas profissionais ou educacionais, a fim de atingir metas. A ferramenta é uma ajuda extra para pessoas que possuem dificuldade na memorização – é uma solução eficaz para absorver conhecimento, de forma eficaz e criativa.

Quais as vantagens do mapa mental?

O mapa mental é uma ferramenta que possibilita que o indivíduo raciocine sobre o conteúdo em pauta. Dessa forma, o mapa estimula o raciocínio e a memorização. O mapa é uma forma de representar, detalhadamente, ideais e contextos, apresentados de forma complexa, com os preceitos da simetria e similaridade.

Com isso, o mapa confere ao indivíduo o raciocínio completo sobre conteúdo exposto. O mapa mental também é considerado uma ferramenta de brainstorming – que é usada nos planos empresariais, em gestões estratégicas voltadas aos negócios organizacionais.

Como fazer um mapa mental?

O mapa mental pode ser feito usando uma folha de papel em branco, e separe o material de uso para aplicar na ferramenta. O mapa mental tem como centro os desenhos, pois são eles que irão delinear as informações, facilitando a absorção do conteúdo pelo cérebro.

Defina também o tema principal e as informações necessárias para compor o assunto, de forma completa. As palavras-chave são fundamentais nesse processo. Além disso, é importante usar imagens ao longo do mapa, pois essas fomentam a associação das ideais pelo cérebro.

Agora que você já sabe como fazer um mapa mental, que tal acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais para mais informações? Somos o Curso Dois Pontos e o nosso objetivo é a sua aprovação no ENEM! Entre em contato conosco e comece agora mesmo a se preparar para o ENEM!