• Registro de Marcas e Patentes.

História da Starbucks

 

Conhecer a história de uma grande marca de sucesso nacional ou internacional pode ser fundamental para um empreendedor que deseja fundar um negócio ou já possui uma pequena empresa. Isso se deve ao fato de termos em um imaginário popular que essas marcas sempre estiveram no topo. A verdade é que muitas delas passaram por muitos percalços e começaram por baixo até alcançarem o alto patamar que ocupam. Dessa forma, conhecer essas histórias pode inspirar novas histórias que contaremos no futuro. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Starbucks, sua origem e o mercado atual.

Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:

  • História da Starbucks: origem e primeiros passos
  • História da Starbucks: o mercado atual

 

História da Starbucks: origem e primeiros passos

Atualmente considerada a maior cafeteria do mundo, a Starbucks deu início à sua caminhada em 1971 graças aos fundadores, Jerry Baldwin, Zev Siegel, professores, e Gordon Bowker, escritor. A inspiração maior do grupo foi Jeff Peet, fundador de outra cafeteria famosa à época, a Peet’s Coffee & Tea, da qual compravam grãos verdes de café. Posteriormente, o grupo passou a comprar os grãos diretamente dos produtores.

A origem do nome Starbucks advém de um personagem do livro Moby Dick chamado Starbuck e o símbolo da marca é a sereia de duas caudas.  

A Peets Coffee & Tea continuaria a fazer parte da história da Starbucks. A empresa fora adquirida pelo grupo fundador em 1984 e passou a integrar a rede. Anos mais tarde, em 1987, a Starbucks foi vendida para a Il Giornale, uma empresa italiana que passou a aderir a marca estadunidense. Com isso, iniciou-se o processo de expansão da marca, dos Estados Unidos para o Canadá, do Canadá para o Japão e de lá pro resto do mundo. 

 

História da Starbucks: o mercado atual

A maior cafeteria possui nos dias atuais mais de 20 mil filiais espalhadas pelo globo, tendo expandido os produtos com os quais trabalha ao longo dos anos. De café expresso ao cappuccino, a Starbucks passou a comercializar também tipos de chás e lanches como sanduíches.

A Starbucks é responsável, ainda, por mais de 230 mil empregos ao redor do mundo e possui um faturamento bilionário.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.