• Registro de Marcas e Patentes.

Marca de alto renome: o que é, exemplos e como registrar

Marca de alto renome: o que é, exemplos e como registrar

Marca de alto renome: o que é, exemplos e como registrar

As marcas de alto renome são um tipo de registro de marca mais específico que permite maior proteção e controle de marcas amplamente conhecidas pelo público. As vantagens desse tipo de registro são muitas, mas o processo é complexo e exige diversas comprovações. Neste texto vamos te explicar o que é marca de alto renome e quais os requisitos para registrar, assim como alguns exemplos presentes no nosso cotidiano.

  • O que é marca de alto renome?
  • Qual a diferença entre marca de alto renome e marca notoriamente conhecida?
  • Exemplos de marcas de alto renome
  • Vantagens do registro de marca de alto renome
  • Quais os requisitos para ser uma marca de alto renome?
  • Como registrar uma marca de alto renome?

O que é marca de alto renome?

O registro de marca é um título que confere direito de exclusividade de uso de uma marca e seus elementos característicos e é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As marcas de alto renome são marcas altamente reconhecidas e com alto prestígio e, portanto, recebem uma proteção especial e mais abrangente. Ambos os registros de marcas são direitos garantidos pela Lei 9.279/96, a Lei de Propriedade Industrial. 

No registro de marca é necessário classificar a marca de acordo com a atividade comercial exercida pela empresa. Descubra aqui quais são as 45 classes da Classificação Internacional de Produtos e Serviços.  Já as marcas de alto renome conseguem uma proteção geral, independente da classificação da marca no INPI, para garantir a integridade e o não uso indevido da marca em outros setores, justamente por ser uma marca tão amplamente reconhecida.

Qual a diferença entre marca de alto renome e marca notoriamente conhecida?

Outro tipo de registro de marca, que pode se confundir com a marca de alto renome, é a marca notoriamente conhecida, que significa uma marca minimamente reconhecida e que possui registro internacional, sendo assim não é obrigatório ter o registro no Brasil para estar protegida. 

Enquanto a marca de alto renome foca em marcas grandes e reconhecidas independente do local de origem mas em seus setores. A principal diferenciação é a territorialidade, enquanto a marca de alto renome se concentra na especificação da marca e seu reconhecimento.

Exemplos de marcas de alto renome

A Coca-Cola é um grande exemplo de marca de alto renome de proporções mundiais e que recebe a proteção em todas as classes da Classificação Internacional de Produtos e Serviços adotado pelo INPI. Sendo assim, uma marca de geladeira, por exemplo, por mais que não venda bebida como a Coca-Cola, não pode usar o nome ou qualquer elemento da marca da Coca-Cola em sua marca e produto.

O registro de marcas de alto renome é mais seletivo e em menor quantidade, em 2020 o Brasil constava quase 120 marcas de alto renome de diversos setores registradas, sendo algumas delas: 

  1. Boticário
  2. Coca-Cola
  3. Havaianas
  4. Fórmula 1
  5. Nívea
  6. Nike
  7. Sonho de Valsa

Não é possível identificar as marcas de alto renome sem fazer uma pesquisa, um indicador pode ser o símbolo “®” no canto da logo, que significa que a marca é registrada.

Vantagens do registro de marca de alto renome

O registro de marca de alto renome proporciona uma proteção e controle muito maior sobre a utilização da marca, o que permite organizar e ter controle sobre a imagem da marca. Com o registro de marca de alto renome todas as classes de atuação precisam de autorização para usar a marca. 

Outra vantagem é o status de ser uma marca de alto renome, que transmite credibilidade e autoridade para a marca. 

Quais os requisitos para ser uma marca de alto renome?

Para conseguir o registro de marca de alto renome é preciso inicialmente ter o registro de marca tradicional. Mas o requisito mais importante é o porte de alto renome, a marca precisa possuir meios de comprovar o tamanho do reconhecimento desta em seu setor. 

Outro ponto importante é ter uma outra petição para registro de uma marca parecida, seja por oposição ou por nulidade. A oposição ocorre durante uma etapa do processo de registro onde o INPI publica o andamento do pedido de registro, assim vetores externos ficam abertos a se opor seja por infringir os direitos de um registro já existente ou por atrapalhar outro processo. Já a nulidade é solicitar a finitude forçada de um registro já existente por infração da Lei 9.279/96. No geral, não tem requisitos tão demarcados pois o processo de registro de marca de alto renome não é tão explícito como o de registro de marca convencional.

Como registrar uma marca de alto renome?

O processo de registrar uma marca de alto renome também é feito através do INPI e a análise considera a exclusividade, reputação e grau de conhecimento do público, uma vez que já foi analisada a veracidade e exclusividade da marca no registro tradicional.

O processo pode demorar até 30 meses para concluir e, depois de deferido, o registro também tem a validade de 10 anos. 

A Arena Marcas é uma empresa especializada no registro de marcas e patentes com mais de 60 anos de mercado e já registrou 25 mil marcas. A Arena conta com profissionais para auxiliar no registro de marca no INPI, entre em contato através do nosso WhatsApp para tirar as suas dúvidas.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.