• Registro de Marcas e Patentes.

História da Nintendo

História da Nintendo | Quando se trata de videogames, há algo icônico e cativante na Nintendo, uma das maiores empresas no ramo em todo o mundo. O aumento da concorrência nos últimos anos fez com que a empresa não estivesse mais no topo do mercado, mas isso não diminui seu poder e legado na história. 

No artigo de hoje iremos falar mais sobre a trajetória dessa empresa, passando pelos principais produtos que a fizeram ter sucesso em todo o mundo. 

História da Nintendo

É difícil encontrar uma empresa parecida com a Nintendo, mesmo dentro de seu próprio setor – a companhia é a base do que entendemos hoje como jogos de console doméstico. Começando a vida em setembro de 1889 como uma humilde empresa de cartas de baralho e outros jogos, a Nintendo, baseada em Kyoto, foi bastante influenciada pela cultura japonesa desde o início. 

Nascida na antiga capital do Japão, a Nintendo reflete de muitas maneiras os sentimentos japoneses clássicos que muitos passaram a associar à maneira de fazer negócios e produzir bens naquele país: tudo é considerado artesanal, intrincado e requintado. A atenção da Nintendo à qualidade é algo que sempre esteve na empresa e sua disposição de usar formatos baratos para espalhar idéias em massa sobre jogos está definitivamente em seu DNA.

Embora tenha começado como fornecedor de jogos de salão, a Nintendo se transformou em gigante dos videogames e em um centro de produção cultural que rivaliza com enormes do mercado, como Sony e Microsoft. 

História da Nintendo: início nos videogames e sucesso 

A história da Nintendo como empresa de videogames começa em 1974 com o lendário designer Gunpei Yokoi e o Color-TV Game, um console que acompanha um jogo pré-carregado.

Empreendido após uma parceria com a Magnavox, o jogo de TV em cores da Nintendo não foi apenas o primeiro dispositivo de videogame, mas também o encontro de duas das maiores mentes da história do design de jogos da Nintendo: o mencionado Gunpei Yokoi (pai de Game Boy e Metroid, entre outros) e o lendário designer de jogos Shigeru Miyamoto, também conhecido como pai de Mario e Zelda.

Inspirada por uma criança brincando com uma calculadora LCD em um trem, Gunpei Yokoi introduziu a série Game & Watch de consoles portáteis em 1979. Isso representa o primeiro grande impulso da Nintendo nos portáteis, um segmento que se tornaria o principal investimento da companhia futuramente.

Embora a empresa ainda não tenha apresentado sua combinação potente de personagens icônicos e hardware estelar, o início da estratégia única da empresa para o mercado de videogames começou nesta era.

Usando uma tecnologia pronta para uso que foi barata e de fácil produção, a filosofia da Nintendo por trás do design e execução da série Game & Watch forneceu grande parte das orientações que destacam seus consoles domésticos, até o Nintendo Switch de hoje.

Obviamente, a verdadeira história da Nintendo na indústria de videogames não começa realmente até o início do Nintendo Famicom, em 1983.

 

Conhecida no Ocidente como NES ou Nintendo Entertainment System, a Famicom apresentou ao mundo os jogos de plataformas Super Mario Bros., Zelda, Metroid, Kid Icarus, Dragon Quest, Final Fantasy e muito mais. Emergindo durante uma desaceleração no mercado global de videogames que mais tarde se tornou fenômeno global, a Nintendo seguiu em frente com uma nova abordagem ousada do setor que combinava o know-how de um fabricante de tecnologia experiente com a produção criativa de uma potência de Hollywood .

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário