• Registro de Marcas e Patentes.

História da Porsche – Fundador/Dono, erros, acertos, mitos e verdades

O empreendedorismo como meta é algo que sempre busca inspiração em marcas famosas e de sucesso, uma vez que nem sempre elas estiveram entre as maiores do mundo. Todo empreendedor sonha em alcançar grandes feitos e ser reconhecido mundialmente. Hoje, no quadro História das Marcas, vamos falar falar sobre a História da Porsche, quem foi o fundador, os erros e acertos ao longo da sua trajetória.

História da Porsche: o fundador Ferdinand Porsche

Historia da Porsche Ferdinand PorscheFerdinand Porsche (1875-1951) foi um engenheiro automotivo nascido na Áustria, na cidade de Maffersdorf, onde hoje é parte da cidade de Liberec, na República Tcheca. Porsche é responsável pelo desenho do famoso Volkswagen Fusca, além de contribuir para a produção dos tanques de guerra alemães no período da Segunda Guerra Mundial.

Ferdinand, junto de seu filho, Ferry Porsche, foram os fundadores da marca em 25 de abril de 1931, utilizando a base mecânica do Fusca para criar o Type 64 em 1939 e o Porsche 356 nove anos mais tarde, em 1948.

Ferdinand Porsche chegou a ser preso como prisioneiro de guerra em dezembro de 1945 e solto ao final da guerra. Conquistou uma situação financeira confortável por receber royalties decorrente do grande volume de vendas do Fusca, que era produzido em larga escala na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. 

A causa da sua morte foi um infarto, falecendo em 30 de janeiro de 1951.

História da Porsche: erros e acertos

Quando se trata de uma marca tão famosa quanto a Porsche, tem-se a noção de que se trata de uma empresa que só acertou ao longo de sua trajetória. De fato, é uma montadora que possui mais acertos do que erros em sua história.

Em 1964, foi lançado o primeiro Porsche 911, grande ícone da marca e a linha mais famosa e que conta com lançamentos anuais até os dias de hoje. Entre outros modelos famosos da marca, pode-se citar o SUV Cayenne e o Carrera GT, lançados em 2002 e 2004, respectivamente.

Em 2009, no entanto, com a crise econômica mundial, os Estados Unidos diminuíram em 50% o volume de importações de esportivos alemães. Na época, o país norte-americana era o principal mercado da Porsche, o que agravou ainda mais a crise financeira da marca.

Isso abriu uma brecha para a Volkswagen adquirir parte das ações. Hoje, as duas marcas fazem parte de um mesmo grupo, que conta ainda com a Audi, Lamborghini e outras montadoras famosas.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário